14 de fevereiro de 2014

O que eu assisti nessa sexta feira #7 "Todo Mundo Quase Morto"




Winchester. Shaun (Simon Pegg) trabalha como vendedor e divide uma casa com Ed (Nick Frost), seu melhor amigo, e Pete (Peter Serafinowicz). Ele costuma ir sempre ao pub local, mas Liz (Kate Ashfield), sua namorada, está cansada de lá. Além disto ela sempre reclama que ele não se separa de Ed, apesar de suas piadas bobas e seu desinteresse em fazer algo útil. Para resolver a questão Shaun aceita marcar um encontro com Liz em outro restaurante, mas se esquece de fazer a reserva. Irritada, ela decide terminar com ele. Shaun, arrasado, se embebeda no seu pub predileto ao lado de Ed, sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis, devido a um estranho fenômeno.
   
Título: Shaun of the Dead (Original)

Ano de produção: 2004

Dirigido por:       Edgar Wright

Estréia: 29 de Março de 2004 ( Mundial )

Duração: 99 minutos

Gênero: Comédia; Terror

Pais de Origem: Estados Unidos da América, França, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte



Bom dia a todos, vivos ou mortos. Peguem seus vinis e cuidado para não se sujarem de vermelho! Hoje, em homenagem a “chefa”, vamos falar deles, sim, os amados da Dona Caroline, os Zumbis!

Que comece a sexta feira!



TODO MUNDO QUASE MORTO


Antes de qualquer consideração, comentário ofensivo, ou coisas do gênero, que fique bem claro que “Todo Mundo Quase Morto” é um filme feito para divertir, e que o faz muito bem. No entanto, não apenas de diversão é feita a Obra.


O filme começa acompanhando a rotina de Shaun, que vive acomodado com sua vida. Um namoro monótono, um emprego adolescente e uma moradia compartilhada com amigos da adolescência.

Os trinta minutos iniciais de filme são muito bem elaborados, onde Edgar Wright exibe uma técnica arrojada, com cortes rápidos e enquadramentos precisos, que em certos momentos lembram Aronofsky em Réquiem Para um Sonho, mas em um contexto muito menos profundo e mais divertido.


Enquanto compartilhamos a vida de Shaun, os indícios da infestação são revelados no background, ainda que o protagonista passe alheio a eles. Quando, de fato, os personagens percebem o que está acontecendo, evoluem de pobres idiotas para patetas completos, e assim a diversão começa pra valer.

A reação de Shaun e seu grupo é extremamente infantil e mal pensada, e rende grandes e memoráveis momentos. Nick Frost incorpora um idiota dos bons, e nos faz torcer a cada minuto para que seja mordido. A aparição de Bill Nighy é uma das mais assustadoras do filme, e trás uma melancolia sadicamente divertida.


Apesar de ser uma grande sátira, o filme é feito com profissionalismo, com efeitos visuais competentes, fotografia límpida e enquadramentos interessantes. Temos uma trilha sonora muito bem escolhida, e a melhor utilização na história de uma música do Queen.


Mas meu aplauso maior pertence a Simon Pegg, que é brilhante, transitando em momentos hilários e emoções inacreditavelmente convincentes. Além de assinar o roteiro, ganha o filme com o seu primor de interpretação.

Todo Mundo Quase Morto é extremamente recomendado para todos que gostam de tripas, sangue, e risadas.     






OS AUTORES DO CRIME


EDGAR WRIGHT

Edgar Howard Wright (18 de abril de 1974) é um diretor e roteirista inglês de cinema e televisão. Ele é mais famoso pelos filmes Shaun of the Dead, Hot Fuzz, Scott Pilgrim vs. the World, e foi confirmado como diretor do futuro filme do Homem-formiga, da Marvel

Em 2013 estreou The World's End, final da "Trilogia do Sangue e Sorvete", que inclui a Hot Fuzz e Shaun of the Dead.
(fonte: pt.wikipedia.org)



SIMON PEGG

Vencedor do prêmio Peter Sellers de Comédia (promovido pelo jornal London Evening Standard), Simon Pegg construiu uma carreira de sucesso na TV e no cinema, além de ter criado o sitcom "Spaced" do Channel4 (BBC), indicado aos prêmios British Comedy, BAFTA inglês e internacional, e ainda indicado ao Emmy internacional.

Simon foi bastante reconhecido pela crítica e pelo público com a sua estréia na criação do filme "Todo Mundo Quase Morto", no qual ele também estrelou como personagem principal. Produzido pela Working Title, o filme ficou em primeiro lugar na bilheteria do Reino Unido e entre os cinco mais vistos nos EUA. Uma ótima estréia que foi indicada como melhor filme nos prêmios BAFTA em 2005, também ao prêmio do Círculo de Críticos de Londres (que também indicou o roteiro do filme), e ainda concorreu ao South Bank Show Awards, ao NME Awards e ao British Comedy. O filme foi premiado pelo roteiro em 2005 com um British Independent Film e considerado melhor filme britânico segundo o Empire Film Awards.

Simon repetiu o sucesso ao lado de Edgar Wright com o filme "Chumbo Grosso", lançado com muita repercussão, estreando diretamente em primeiro lugar nas bilheterias inglesas e em quinto lugar nos EUA. Ainda em 2007, Simon continuou com o sucesso nas bilheterias, ao estrelar o filme "Maratona do Amor", que alcançou o topo das bilheterias inglesas.
(fonte: filmow.com)

Cuidado com os mortos
e
Até a próxima sexta!

4 comentários:

  1. Tú está me saindo um baita trabalhador hein xDD
    Adorei sua indicação porque esse é um dos filmes favoritos da minha lista e é claro que é bom agradar a chefe xD

    ResponderExcluir
  2. Samuel querido, apesar de diferente da Caroline (não curto zumbis) adorei seu texto e a forma como vc fala sobre a produção. Parabéns pela ótima coluna!!! Abração!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. ei Samuel,
    esse filme eu não conhecia, mas pela data, estreou depois que passou minha fase de viciada em filmes de terror e as sátiras de terror. Eu gosto muito de sátiras, ainda mais quando é bem feita. Muitas vezes é até melhor que os filmes que as inspiraram.
    E concordo com a Caroline, vc está um trabalhador de mão cheia! O tempo todo envolvido com alguma coisa, rs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Samuel,
    tudo bem?
    Espero que já esteja melhor.
    Bom, vocês por aqui sabem que não é meu gênero preferido. Mas Carol, já me convenceu até a comprar uma saga inteira com esse assunto. Então, a história em si não chamou minha atenção, mas as imagens, ah, elas falam por si só. O filme parece ser engraçado sem ser mais um besterol.
    A postagem ficou muito boa, e é notório seu conhecimento e paixão pela sétima arte.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir