5 de dezembro de 2014

[Resenha] Lagoena: O Portal dos Desejos - Laísa Couto

Rheita é órfã de mãe e a única neta de um joalheiro falido. Por mais que seu avô tente, os esforços para isolar essa garota de 10 anos do mundo e esconder sua verdadeira identidade são inúteis.

Inteligente e esperta, a curiosidade da garota leva-a a uma descoberta no antigo quarto da mãe. Encontra a metade de um mapa mágico, mas qual seria a relação disso com o desaparecimento de seu pai?

Quando Kiel, o filho gago do sapateiro, faz revelações incríveis a Rheita, juntos partem para uma aventura repleta de segredos ainda maiores, rumo a um outro mundo, Lagoena, a Terra Secreta que corre grande risco de não mais existir.

A menina deverá salvar esse lugar mágico, protegendo o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado, enquanto segue o maior desejo de seu coração- encontrar o pai que nunca conheceu.

Lagoena - O Portal dos Desejos é o romance de estreia de Laísa Couto, autora que resgata a magia dos contos de fada em uma história emocionante e envolvente. Quando a verdade da sua vida lhe foi negada, fugir para um mundo fantástico pode ser a única salvação.

Editora: Draco
Gênero: Fantasia, Aventura, Infanto-Juvenil
Ano: 2014
Páginas:272



Lagoena: O Portal dos Desejos
Uma aventura encantadora

“Laísa Couto É uma poesia quebrada. De dia sopra histórias ao vento. De noite explora nebulosas e colhe lágrimas de deuses esquecidos. Quando dorme, apenas sonha.”

Foi com a singela e belíssima apresentação acima reproduzida que a autora de Lagoena me conquistou e logo me fez ansiar por seu livro, ainda antes do lançamento. Assim que o e-book entrou à venda, baixei a amostra na Amazon, que incluía os três primeiros capítulos; a partir daí, não dava mais para parar de ler.


A história nos apresenta à pequena Rheita, menina com 10 anos de idade que tem uma vida um tanto quanto peculiar. Para esconder um segredo que nem a própria criança conhece, seu avô a torna uma reclusa. Contudo, a pequena tem uma necessidade latente de conhecer seu passado e desvendar os mistérios que lhe são escondidos.

A narração de Lagoena, em terceira pessoa, traz uma beleza na colocação das palavras, com uma narrativa gostosa de se ler; leve e bem elaborada ao mesmo tempo, uma leitura que enriquece os mais jovens enquanto encanta os mais maduros.

O mundo criado por Laísa é extremamente rico, com toda sorte de criaturas fantásticas, monstros e entidades. Há todo um clima sombrio na jornada de Rheita em busca das chaves, mas, ainda assim, doce.

A autora mistura uma série de mitos em seu mundo fantástico e, mesmo que se enxergue a influência de autores como Tolkien, Lewis, ou mesmo dos doces filmes sombrios de Tim Burton, Laísa tem identidade própria, e sua história não é mais uma entre tantas que em quase tudo se parecem.

A protagonista é uma figura apaixonante, destemida, corajosa, mas conservando sua ingenuidade e bondade infantis. E como me alegra acompanhar uma personagem principal que não esteja na irritante fase da adolescência, e sim em um período muito mais interessante, onde os conflitos passam longe de garotos lindos e triângulos amorosos superficiais.

Além de Rheita, somos brindados por uma gama de personagens carismáticos e bem estruturados. A autora trabalha com competência tipos caricatos, bem como figuras mais suntuosas. De reis a ladrões, todos têm seu brilho próprio e um papel importante na trama como um todo.

Em seu romance de estréia, Laísa me ganhou como grande fã, e certamente abarcará muitos outros que, assim como eu, permitirem-se adentrar o mundo fantástico de Lagoena, onde a viagem é mágica e incrível.

Lagoena é uma trilogia, e não vejo a hora de ter em mãos o próximo volume.

Saiba mais sobre a série em: http://lagoenaoficial.blogspot.com.br/

E se você tá sem grana, clique AQUI e saiba como concorrer a um exemplar autografado e vários prêmios!

2 comentários:

  1. Waaaa, há quanto tempo não apareço por aqui? Adoro esse cantinho. *u* Senti saudade. E claro que não poderia ter uma recepção melhor do que essa resenha maravilhosa! Não conhecia nada sobre o livro, mas não foi a sinopse que me conquistou como aconteceu com você. Foi essa CAPA! Que coisa mais linda!
    Sua opinião me faz perceber quão talentosos são os nossos autores! Quantos elementos mágicos esse livro carrega… Gostei da proposta e gostei da história. Anotei a dica. ;)

    Beijo carinhoso!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Samuel,

    Desculpa a demora, mas muito obrigada pelo apoio, muito bom saber que Lagoena ganhou fã e que Rheita o convenceu de verdade. Esta é a primeira resenha do livro depois de publicada pela Draco e é muito gratificante receber um feedback positivo como o seu, só estimula ainda mais a acreditar nesse projeto!

    Obrigada,

    Att.,

    Laísa Couto

    ResponderExcluir