26 de agosto de 2014

[Resenha] In nomine patris: Livro 1 - Décio Gomes

Jullian Bergamo é um padre missionário que realiza trabalhos para a igreja católica. Mas não um padre comum. Ele é um venator: um membro da igreja especialmente treinado para caçar e eliminar demônios.

Após ser transferido de sua antiga comunidade para a cidadezinha de Willinghill, Jullian depara-se com um caso singular: pessoas mortas levantando-se de suas tumbas e vagando livres pela cidade. Logo ele conhece a origem do problema: o Mormo, um terrível demônio necromante que possui cadáveres e os transforma em violentos mortos-vivos.

Munido com sua fé e coragem, o jovem padre enfrentará um dos casos mais marcantes de sua trajetória como venator: eliminar o mormo, enquanto tenta sobreviver às hordas de mortos-vivos que farão de tudo para devorar cada pedaço de sua carne.

Editora: Cepe
Gênero: Horror, Aventura
Ano: 2014
Páginas: 134


In nomine Patris
Terror e Ação com muito dinamismo
 
In Nomine Patris é um livro curto, de leitura rápida e dinâmica. A história se inicia com um primeiro capítulo excelente, sombrio e triste — muito sombrio e triste. Esse capítulo criou em mim uma expectativa que não foi cumprida, pois eu esperava algo mais “suspense” e menos “terror e ação”. Mas não considero um demérito, apenas um foco diferente do que eu imaginei ao ler “O garoto Mosley” (sem querer ser repetitivo, mas é um capítulo fantástico).

“Uma queda de vinte metros que quebrou-lhe o pescoço como uma cozinheira quebra o de uma galinha antes de leva-la à panela.”

Seguindo a história, conhecemos o padre Julian, um jovem venator. Seu ofício é caçar demônios e eliminar sua ameaça, e isso é explicado de uma forma muito atrativa. A trama é desenvolvida com fluidez, bem escrita e sem monotonia. O fato de o livro ser pequeno, deixa a leitura bem dinâmica e agradável. O cenário é sombrio, e a parte mística é muito bem desenvolvida, mostrando uma boa pesquisa por parte do autor.

“Julian Bergamo era um exterminador de demônios.
Nascera em uma madrugada sem lugar, aos socorros das freiras de um convento de Londres.”

Em certo ponto da trama, vemos a mistura de um horror demonológico com a temática dos mortos vivos. A mesclagem é harmoniosa, e garante sequências sangrentas e muito tensas. A amizade entre Julian e George também é um ponto alto, garantindo bons momentos na história.

Algo que me incomodou (um pouquinho só) foi a reação de George após a tragédia ocorrida com sua família. Entendo que foi em prol da narrativa, mas gostaria que o seu sofrimento fosse melhor enfatizado.

O cenário de cidade pequena e seus habitantes são muito bem retratados, e casam muito bem com o clima soturno da trama. Além disso, o livro está recheado de sequencias de ação bem escritas e empolgantes. Há trechos sangrentos, mas jamais de mau gosto. A última parte da história é muito bem conduzida para um final muito interessante, e a possibilidade de uma sequência é clara, não só pelo “livro I” adicionado ao título, mas pelo teor do texto em si.

Recomendo muito a leitura, pois é uma ótima história de um talentoso autor brasileiro.

Conheça as outras obras do autor AQUI.
Esse livro faz parte da Maratona Literária Digital.




2 comentários:

  1. Primeira resenha que leio deste e-books e curti muito os pontos apresentados, acho que é bem o estilo que aprecio e vou dar uma conferida, pois acho que vou gostar. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura, e como é curto, quem tem um ritmo mais acelerado lê em 1 ou 2 dias.

      Excluir