31 de janeiro de 2014

O que eu assisti nessa sexta feira #6 "A Profecia"



Quando Kathy Thorn (Lee Remick) dá a luz a um bebê que nãos sobrevive, seu marido Robert (Gregory Peck) decide protegê-la da devastadora verdade e substitui seu filho por um órfão, desconhecendo as origens satânicas da criança. O horror se inicia no quinto aniversário de Damien quando sua babá comete um dramático suicí dio. Logo a seguir, um padre que tentava avisar o pai de Damien é morto em um estranho acidente. À medida que o número de mortos aumenta, Robert percebe que seu filho é o Anticristo e decide que precisa matar o menino para impedir que a terrí vel profecia se cumpra. Com ritmo ágil e atmosfera maligna, A Profecia é o primeiro filme de uma saga clássica de terror.
    


Título: Omen, The (Original)

Ano produção: 1976

Dirigido porRichard Donner

Estréia: 25 de Junho de 1976 ( Brasil )

Duração: 111 minutos

Gênero: Mistério; Suspense; Terror

Pais de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte





Bom dia, filhos de pais desconhecidos que talvez sejam “O Anticristo”. Hoje vamos conversar sobre um grande clássico do terror. Que comece a sexta feira!

"Quando os judeus retornarem à Terra Prometida,
o cometa atravessar os céus,
e o Império Romano ascender,
então você e eu morreremos.
Ele se eleva dos mares eternos,
criando exércitos dos dois lados,
virando irmão contra irmão,
até que não existam mais."
"Será através de um ser humano,
que Satã lançará sua última ofensiva."



A PROFECIA

A criança está morta.

Assim se inicia A Profecia, na penumbra do banco de trás de um taxi percorrendo as ruas de Roma na noite escura.

Ele respirou apenas por um momento.
A criança está morta.
A criança está morta.

Com o objetivo de preservar a esposa, Robert, insuflado por um padre pra lá de assustador, decide substituir seu filho morto que acabara de nascer por um órfão nascido no mesmo dia, e no mesmo hospital. Mas dessa decisão amargaria terríveis consequências.



Logo após a adoção, Richard Donner nos mostra uma sequencia de fotos de momentos felizes, avançando no tempo e mostrando o crescimento do pequeno Damien, ao som de uma trilha sonora secretamente sombria.

Mas, coisas estranhas começam a acontecer, a partir do aniversário de 5 anos da misteriosa criança, onde a babá demonstra um comportamento possessivo em relação à ele, e, logo depois, protagoniza uma cena mórbida e bizarra perante todos os convidados da festa.



Em seguida, um padre aborda Robert, dizendo coisas confusas e proféticas. Robert não acredita nas palavras do religioso de aparência atormentada e desesperada, mas os acontecimentos seguintes falarão por si, até que o pai adotivo entenda o tipo de trama sinistra na qual estava envolvido.

A Profecia é um filme que se caracteriza mais pelo clima tenso que permeia toda sua duração que propriamente por cenas de susto ou carnificinas. A trilha sonora ajuda a compor um ambiente opressivo e claustrofóbico, fazendo o expectador manter sua atenção nos acontecimentos.


Quando Robert, enfim decide procurar uma solução para aquele problema, de ter o Filho do Diabo debaixo de seu teto, nos envolvemos em uma rede de descobertas fascinantes, envolvendo uma profecia macabra.

O filme tem um ritmo lento, contudo, necessário, e em nenhum momento cansativo. As informações vêm em doses homeopáticas, sendo possível digeri-las com muita atenção e cuidado.
  
Apesar de, na maior parte do filme, Damien não faça nada de mal, a expressão de seu rosto e seu olhar são arrepiantes. Mérito do ator (na época) mirim Harvey Stephens, que interpretou o personagem com uma competência assustadora.



Na busca de Robert por respostas, encaramos os momentos mais tensos do filme, com padres sinistros, um cemitério assustador, e cães ferozes que parecem ter vindo direto do inferno.

Todos esses acontecimentos levam a história em uma ascendente até um final estarrecedor, contudo, fantástico.

Absolutamente recomendável para quem gosta de filmes tensos, inteligentes, e ligeiramente assustadores.

Dispensável para quem gosta de filmes cheios de sangue e sustinhos que te fazem pular da cadeira. Para esses eu recomendo qualquer terror barato escondido nos fundos de uma locadora em franca decadência.





OS AUTORES DO CRIME


RICHARD DONNER 

Richard Donner, nascido Richard Donald Schwartzberg, (Nova Iorque, 24 de abril de 1930) é um diretor de cinema estadunidense. É o único diretor a ter finalizado quatro filmes seguidos, de uma mesma série ou com as mesmas personagens (no caso, a série de filmes Máquina Mortífera). Sua carreira atingiu uma dimensão muito grande, ao dirigir Superman

Além dos já citados, dirigiu grandes filmes como Os Goonies, O Feitiço de Áquila e Os Fantasmas Contra-Atacam. Seu longa mais recente como diretor foi 16 quadras, com Bruce Willis e Mos Def



DAVID SELTZER 

David Seltzer, (n. Highland Park, 1940), é um escritor, produtor e diretor norte-americano.

É mais conhecido por ter escrito "The Omen"2 (br: A profecia) (1976), e "Bird on a Wire" (br: Alta tensão) (1990). Como escritor/diretor, os créditos de Seltzer incluem a tragi-comédia teen "Lucas" (br: A Inocência do Primeiro Amor), estrelando Corey Haim, Charlie Sheen e Winona Ryder, a comédia de 1988 "Punchline"1 (br: Palco de ilusões), estrelando Sally Field e Tom Hanks, e "Shining Through"1 (br: Uma Luz na Escuridão) (1992) estrelando Melanie Griffith e Michael Douglas. (FONTE: Wikipédia)




 "Aquele que não é salvo pelo cordeiro,
será destruído pela besta."
Até a próxima sexta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário